Dr. Juarez Moraes de Avelar
A trajetória de vida teve início aos cinco anos de idade, quando seu irmão mais jovem, Jarbas, sofreu grave acidente doméstico; queimadura com fogo. O desespero, a dor e a incerteza dos seus saudosos pais e demais irmãos, tocaram seu coração e sua alma, momento em que decidiu ser médico.
Graduado em Medicina em 1968, voluntariamente fez residência em Cirurgia Geral com o Prof. Mariano de Andrade no Hospital de Clínicas “Pedro Ernesto”, simultaneamente com o trabalho social na Amazônia.
Em 1970, ingressou no Curso de Pós-graduação da PUC-Rio, sob a luminosidade do saudoso Prof. Ivo Pitanguy. Concluída a especialização em 1972, realizou extensa e produtiva viagem de estudos complementares durante um ano, com os Profs. Millard (Universidade de Miami), Converse e Rees (New York University), Tessier, Mouly, Dufourmentel, Tubiana (Paris), David Mathews (Londres), Mustardé (Glasgou – Escócia) e Irene Flemming (Berlin).
Há tempos é um gênio da Medicina e tangido pelo interesse científico iniciado ao lado do Prof. Pitanguy, dedicou precioso tempo em pesquisas científicas, objetivando incrementar diversos campos da Cirurgia Plástica, que clamavam por desenvolvimento técnico. Os resultados alcançados foram apresentados em diversos congressos brasileiros e no exterior, bem como em publicações em revistas especializadas nacionais e internacionais.
Sensível às questões profissionais, participou da criação de várias entidades. Eleito acadêmico imortal da Academia de Medicina de São Paulo (1990), na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (2018), na Academia Cristã de Letras (2020).
Em 2023, o DD. Governador de Minas, Sr. Romeu Zema, outorgou-lhe a Medalha da Inconfidência, maior condecoração do Governo de Minas Gerais aos mineiros que projetam suas origens no cenário nacional e internacional.
Cadeira 36 – Dr. Ivo Pitanguy
TOMOU POSSE AOS 08-06-2023