LOGO AIEB SEM FUNDO.png
0118 - Maria Lúcia - Foto.jfif

 

Mary Levinski 

 

Mary Lucia Alberti Levinski é servidora pública, atuando em ambulatório de atendimento a pacientes oncológicos, setor de Radioterapia, como dosimetrista. Também é professora nesta área, tendo grande satisfação em estar em sala de aula.

 

Se interessando em ciências radiológicas, mas sem deixar de lado o mundo da poesia, passou sua infância e adolescência. Estudou o que lhe foi possível, optando pela Radiologia e deixando para trás o sonho de cursar Letras. O que agora consegue ver como oportunidade que lhe ampliou a visão sobre a pessoa humana.

 

Começou a escrever aos dezesseis anos, e posteriormente, abandonou seu caderno de escritos. Porém, por muito tempo, encheu sua vida de manuscritos e arquivos na nuvem esquecidos, pois nunca parou de escrever, tendo a escrita como principal forma de expressão.

 

Recentemente, adotando o nome artístico Lucy Amary, decidiu juntar tudo o que possuía e organizar em livro, mas sua inspiração aumentou e passou a escrever muito mais. Atualmente, possui dois livros em curso, sendo seu principal estilo a poesia e prosa poética. Apesar da inclinação para este estilo, não saberia dizer sua preferência de leitura já que vai desde a poesia até artigos científicos.

 

Acredita que há longo caminho a seguir, que pretende estender para além das suas futuras publicações, pois para ela, arte e saúde estão muito ligadas, tendo ela própria se beneficiado enormemente da literatura e dos desenhos que se arrisca a esboçar, quando as letras não são suficientes para expressar. Ambos já lhe tiraram do abismo para que agora, caminhe de vez rumo ao mundo da literatura, que é tão fascinante e imprescindível, lado a lado com o estudo da pessoa humana e suas necessidades. Acredita que a arte é uma excelente ferramenta para curar a alma.

 

Cadeira 118 – Juarez Machado

 

TOMOU POSSE AOS 08/06/2023